Setembro foi um mês marcado por importantes momentos de troca, mobilização e fortalecimento de redes na luta antirracista. O DACOR esteve presente em espaços plurais de construção coletiva, reafirmando seu compromisso com a promoção da equidade racial e da justiça social.
09/set – Seminário Diálogos Sobre Desigualdades
Iniciamos o mês participando do Seminário “Diálogos Sobre Desigualdades: O Brasil que percebemos”, promovido pela Fundação Itaú. O evento marcou o lançamento de uma pesquisa inédita sobre a percepção das desigualdades no país.
12/SET – DACOR presente no terceiro encontro com Movimento pela Base
Seguimos na participação do Grupo de Trabalho que discute a revisão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Junto a outras organizações, temos contribuído com reflexões e propostas para que a equidade racial e a Educação para as Relações Étnico-Raciais estejam no centro da nova versão da BNCC.
17 e 18/set – 35 Anos do CEERT
Marcamos presença nos 35 anos do CEERT, um marco para o movimento de justiça racial no Brasil. Mais do que uma comemoração, o evento foi um espaço potente de troca de experiências, reconhecimento da trajetória do CEERT e construção coletiva de perspectivas de futuro.
18/set – Negritudes Globo no SESC Pompeia
O DACOR acompanhou o festival Negritudes Globo, realizado no SESC Pompeia, um evento dedicado à celebração da criatividade negra no audiovisual e na cultura brasileira. Foi uma noite de encontros, trocas e escuta, com destaque para a participação emocionante do mestre Antônio Pitanga.
25/set – Podcast o papel da branquitude no combate ao racismo
Encerramos o mês com mais um episódio do nosso podcast A Voz DACOR, com as convidadas Manuela Thamani, do Observatório da Branquitude, e Aline Iozzi, do Instituto Carambaia, que trouxeram um debate sobre o papel da branquitude na luta antirracista. Ouça em todas plataformas de áudio!