Conheça os resultados do DACOR em 2024

2024, um ano de conquistas inéditas para o Instituto DACOR

O Relatório de Atividades 2024 do Instituto DACOR (Dados Contra o Racismo) acaba de ser divulgado na seção de Transparência do nosso site e demonstra que o ano passado foi um marco em nossa história. Desde a sua oficialização, em 2021, o DACOR foi capaz de iniciar um trabalho de abrangência nacional, nas cinco regiões do país.


O ano de 2024 marcou expansão de nossa presença e de nossa capacidade de realização, por meio dos parceiros e voluntariado. Importantes parcerias institucionais foram celebradas, como nossa contribuição junto à Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, para implementar políticas antirracistas na rede pública. Em Cordeirópolis (SP), comemoramos uma conquista duradoura para toda a comunidade, quando o município institucionalizou um plano de educação antirracista, implantada pela prefeitura por meio de decreto. Esse plano foi resultado de uma parceria do DACOR com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, que diagnosticou a equidade racial nas escolas e deu amparo à formulação de políticas educacionais de combate à desigualdade e ao racismo,
em 27 secretarias de educação no estado de São Paulo – entre elas a de Cordeirópolis.

Outra conquista de 2024 para o Instituto DACOR foi o lançamento de uma ferramenta inédita no país, o Índice de Racismo Ambiental (IRA). Desenvolvido a partir de um estudo do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp, no campus de Sorocaba, em parceria com o DACOR, o IRA quantifica e evidencia como o racismo estrutural se manifesta no contexto ambiental das regiões metropolitanas do Brasil, especialmente entre negros, pardos e indígenas. O objetivo é que dados dessa natureza possam servir de base para enfrentar essas desigualdades, quando da formulação de políticas públicas.

Confira nosso relatório e comemore conosco essas e outras conquistas de 2024!