DACOR lança artigo “Trajetória da pessoa negra na Educação Básica”, publicado na revista Estudos Avançados

Quando se colocam no mesmo espaço de reflexão educação, desigualdades e violência, a pauta racial emerge de forma aguda.

O novo artigo da DACOR, assinado por Silvia Lima, Helton Souto Lima, Vidal Mota Jr e Alexandre Dantas aborda como a trajetória da população negra se entrelaça com desafios estruturais no sistema de ensino brasileiro, e como a educação pode (e deve) ser um espaço de resistência e transformação.

Desse modo, ainda que tomando um conjunto tímido de dados, nota-se um significativo descompasso entre o desejo e a realidade da população negra em termos de mercado de trabalho, e o papel decisivo que os obstáculos ao acesso à educação detêm para tal condição, o que desperta a necessidade de se abordar uma nota sobre a relação entre “educação” e “mercado de trabalho”.


Confira a análise completa e reflita com a gente!

https://www.scielo.br/j/ea/a/p65FL9g8nq5z9NMdTqHsgWj/?format=pdf&lang=pt