“A Voz DACOR” debate a potência negra na Creator Economy e a profissionalização além do algoritmo

Episódio de janeiro recebe Ellen (@atletadepeso) e Raphael Lemos (Instituto KondZilla) para discutir os desafios reais de monetização e saúde mental para criadores negros no segundo maior mercado de influência do mundo.

SÃO PAULO, Janeiro de 2026 – O Brasil consolidou-se como o segundo maior mercado de Creator Economy do planeta, movimentando cerca de 20 bilhões de reais por ano. Mas essa prosperidade chega de forma igualitária para todos? O novo episódio do podcast “A Voz DACOR”, apresentado por Gabriely Araujo e Thales Nota, mergulha fundo na intersecção entre raça, influência digital e negócios.

Para debater o tema, o episódio recebe duas referências na área: Ellen Valias, conhecida como @atleta_de_peso — criadora de conteúdo, estudante de educação física e ativista por corpos possíveis no esporte — e Rafael Lemos (@rafaeu), comunicólogo, artista e coordenador de criação na Escola de Criadores do Instituto KondZilla.

Do Burnout à Influência com Propósito 

Ellen compartilha sua trajetória, que começou não como um plano de carreira, mas como uma válvula de escape após uma crise de ansiedade e burnout no ambiente corporativo em 2017. O que começou como um registro de saúde mental, virou uma plataforma de representatividade para mulheres negras e gordas no esporte.

No episódio, ela destaca a importância de desromantizar a profissão e a necessidade de resiliência frente aos ataques racistas e gordofóbicos:

“A vida real é uma coisa e a vida de internet é outra. (…) Mais fácil não vai ser não. Se você quiser construir algo sólido e duradouro, não vai dar para fazer [pelo caminho fácil]. Você precisa ter uma responsabilidade no que você fala”, afirma Ellen durante o bate-papo.

A “Uberização” da Influência e o Conselho de Ouro Raphael Lemos traz a visão de quem capacita jovens periféricos que sonham em viver de internet. Ele alerta para a “plataformização” do trabalho e a ilusão do dinheiro fácil, reforçando que ser creator exige visão de negócios, desde a precificação até o entendimento jurídico.

Raphael oferece um conselho prático e contraintuitivo para quem está começando e muitas vezes se deslumbra com os números de vaidade (likes e visualizações) sem ver retorno financeiro imediato:

“Tenha dois empregos. Pague os custos da sua influência com o seu emprego formal. (…) Vai lá, faz a sua entrega… até que ela [a influência] consiga te bancar a vida” aconselha Rafael. “É muito delicado a gente vender sonho e vender sucesso, sendo que a gente não está possibilitando que essas pessoas consigam de fato fazer.”

Além do Mês da Consciência Negra 

O episódio também aborda o mercado publicitário, criticando marcas que apenas buscam criadores negros em datas específicas ou oferecem cachês inferiores. A conversa gira em torno da construção de uma carreira perene, que fuja da dependência exclusiva das métricas de algoritmo e foque na construção real de comunidade e autoridade.

O episódio já está disponível em todas as plataformas de áudio (Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music) e no YouTube (disponível em breve).

SERVIÇO

Redes Sociais: @instituto_dacor