O Mapa de Dados foi pensado para ser um diferencial de uma simples reunião de dados e informações. Trata-se de um mapeamento que conta histórias e orienta a ações concretas, abraçando a necessidade de interpretações e leituras aprofundadas, além de uma análise bruta.
Por que começar pelos anos finais do ensino fundamental?
Enxergamos a necessidade de focar a investigação na juventude negra, especialmente nos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, etapa que concentra mais da metade dos estudantes negros da educação pública e que demanda análises mais amplas sobre educação e raça.
Além disso, esse recorte possibilita o diálogo com políticas nacionais recentes voltadas a essa fase da vida e da escolarização, como a Escola das Adolescências e a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).
Pilares metodológicos do Mapa de Dados:
- Cartografia Social Dinâmica – Mapeamento que vai além dos números, revelando histórias e contextos
- Abordagem Interseccional – Compreensão das opressões que afetam jovens negros
- Dados como Narrativa – Transformação de estatísticas em histórias que mobilizam ação
O Mapa foi construído seguindo uma sequência lógica que parte de um conhecimento sobre quem são os adolescentes negros por meio de dados e evidências, como as desigualdades raciais se manifestam nos anos finais do Ensino Fundamental e de que forma essa juventude vivencia outras desigualdades, para além do âmbito educacional.
Desde o início do DACOR, o Mapa vem sendo desenvolvido de forma contínua, a partir de um aprofundamento consistente de pesquisas e análises. Esse processo envolveu levantamento, organização e validação de informações relevantes, o que demandou tempo e dedicação da equipe. Como resultado desse trabalho, a montagem da primeira versão da plataforma levou cerca de três meses para ser concluída, refletindo o cuidado metodológico e o compromisso com a qualidade do projeto.
Conheça a equipe do Mapa:
Coordenação geral:
Alexandre Dantas
Tratamento e análise de dados:
Danilo Vitorino de Arruda
Coordenação editorial:
Gabriely Araujo
Solução e suporte tecnológico:
Ana Carolina Ribeiro e Rafael Caceres
Identidade visual:
Ingrid Yoshida
Ilustrações:
May Solimar
Concepção, textos e análises:
Alexandre Dantas, Helton Souto e Vidal Dias da Mota Jr.
