O Instituto DACOR, em parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e o Grupo Mathema, lança uma nova formação voltada para Secretarias de Educação de todo o país, com foco na redução das desigualdades educacionais. A iniciativa é gratuita, 100% online e terá início em setembro, com encontros semanais que se estendem até novembro.
A proposta surge como continuidade de formações já realizadas em anos anteriores e busca avançar na construção de políticas educacionais mais equitativas, apoiando gestores na implementação de ações eficazes.
SECRETARIAS DA EDUCAÇÃO PODEM SE INSCREVER ATÉ 29 DE AGOSTO! ACESSE EM: https://docs.google.com/forms/u/0/d/e/1FAIpQLSdlmweSfzzTXyNB_a5zp6Jwc3kBFa-i-j4A9e5m7k2wXlu6HQ/viewform?pli=1
O papel do DACOR na formação
O DACOR será responsável pelo módulo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), aprofundando o debate sobre práticas antirracistas na educação. Por meio da RUMO – Rubrica de Monitoramento de Ações e Políticas de ERER, cada secretaria participante terá acesso a um diagnóstico personalizado e a orientações estratégicas para a elaboração de planos de ação voltados à equidade racial.
Para Vidal Mota Jr., diretor do Instituto DACOR, essa etapa é essencial para transformar compromissos em políticas concretas:
“Estamos muito felizes em fortalecer esta iniciativa com a chegada do Mathema, somando forças ao trabalho que já vínhamos desenvolvendo com a Cátedra. No ano passado, demos o passo inicial, auxiliando os municípios a construírem seus planos de educação antirracista. Agora, queremos ir além, discutindo os desafios e as estratégias para a implementação efetiva desses planos, trazendo casos de sucesso para inspirar os participantes”
Em 2024, formações conduzidas pelo DACOR já resultaram em impactos significativos, como em Cordeirópolis (SP), onde o plano de ação elaborado com base na metodologia do Instituto se tornou decreto municipal. Este ano, o diferencial será o uso de uma plataforma digital que permitirá acompanhar com mais precisão a evolução das políticas de equidade nas redes participantes.
Uma ação coletiva pela equidade
Enquanto o DACOR aprofunda o debate sobre equidade racial, o Mathema conduzirá o módulo sobre ensino de Matemática, e a Cátedra atuará como articuladora da iniciativa, reforçando a importância do trabalho colaborativo.
A união das três instituições busca apoiar secretarias de educação a desenvolver políticas públicas sistêmicas e sustentáveis, promovendo tanto a aprendizagem de qualidade em Matemática quanto a efetiva superação das desigualdades raciais no ambiente escolar.