Por que é importante nós entendermos os dados? Essa foi uma das perguntas da nossa mesa-redonda “A Importância do Mapeamento de Dados para Políticas Públicas Raciais”, realizada durante o evento de 5 anos do Instituto DACOR. O encontro reuniu Janiele de Paula e Lara Vilela, com mediação do diretor do Instituto, Vidal Mota Jr., em um diálogo potente sobre como os dados e as evidências podem impulsionar transformações reais nas políticas públicas e nas estruturas sociais do Brasil.
A partir dessa mesa, nasceu o Curso de Bolso: A Importância do Mapeamento de Dados para Políticas Públicas Raciais, uma formação gratuita que amplia as reflexões trazidas por esse debate. O curso te convida a compreender como o mapeamento, a análise e a leitura crítica de dados são fundamentais para a formulação de políticas que enfrentem desigualdades raciais e promovam equidade de forma efetiva.
As convidadas compartilharam suas experiências e reflexões sobre como o uso qualificado de informações pode contribuir para o fortalecimento de políticas públicas raciais e para a construção de uma sociedade mais equitativa.
Janiele de Paula é mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV e atua há mais de uma década na liderança de políticas públicas e impacto social em escala. Com trajetória reconhecida no terceiro setor e no setor público, onde foi gestora no Sistema Penitenciário do Maranhão, é membra da Rede de Líderes da Fundação Lemann, conselheira do Fundo Brasil de Direitos Humanos e líder no Columbia Women’s Leadership Network.
Lara Vilela é mestre em Educação pela Universidade de Stanford, onde pesquisou interseccionalidade na educação brasileira, e graduada em Economia pela USP. Atualmente, é Coordenadora-Geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais no Ministério da Educação. Ao longo de sua trajetória, atuou em políticas educacionais e de equidade racial em instituições como UNESCO, Mahin Consultoria Antirracista, Movimento Colabora e Secretaria de Educação de Pernambuco.
