Segunda começa a COP30, e pensando nisso, o DACOR Indica dessa sexta traz 6 conteúdos imperdíveis sobre Racismo Ambiental, para refletir, aprender e agir pela justiça climática e racial. Confira abaixo!
O racismo ambiental é uma das faces mais invisibilizadas das desigualdades no Brasil, e entender suas origens e impactos é essencial para transformá-las.
Livro | Ideias para Adiar o Fim do Mundo (Ailton Krenak)

O pensador indígena Ailton Krenak provoca uma reflexão urgente sobre a relação entre humanidade e natureza. Ele mostra como o modelo de progresso atual exclui povos e destrói o planeta, e como precisamos reencantar nossa forma de existir no mundo.
Websérie | “Racismo Ambiental: Terra, territórios, tecnologias (Instituto de Referência Negra Peregum | Uneafro Brasil)
A série de 4 episódios que revela as várias faces do racismo ambiental nos territórios e na vida da população negra em São Paulo, mostrando também as estratégias do movimento negro para enfrentar a crise climática por meio das vozes de quem está na linha de frente das lutas ambientais.
Documentário | (In)justiça Climática Vale do Ribeira Iporanga e Eldorado (Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS) e Moeté Filmes)
O documentário retrata as condições de vida de moradores rurais de Iporanga e Eldorado (SP), a partir dos relatos da comunidade do bairro Castelhanos. O filme é resultado da pesquisa “Educação para Justiça Climática no Vale do Ribeira-SP”, desenvolvida pelo NOSS EDU CLIMA/INCLINE USP em parceria com a University College London (UCL).
Coletânea| Racismo Ambiental e Emergências Climáticas no Brasil (Instituto de Referência Negra Peregum e Orilaturas Editora)

A obra denuncia como a emergência climática expõe a vulnerabilidade social e ambiental de grupos historicamente excluídos, provoca o movimento ambientalista a colocar o racismo no centro do debate e exige que o Estado seja responsabilizado pela inação nos territórios mais afetados.
Estudo| Índice de Racismo Ambiental (IRA) – Instituto DACOR e Universidade Estadual Paulista (UNESP)

O Instituto DACOR, junto com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) fizeram um estudo que cria o Índice de Racismo Ambiental (IRA). O estudo mapeou 5 (cinco) regiões metropolitanas brasileiras sobre as condições de moradia e saneamento de pessoas pretas, pardas e indígenas.
Recomendações para fortalecer a resiliência dos sistemas educacionais brasileiros frente às crises climáticas (Todos Pela Educação)

O documento reúne um conjunto de 25 recomendações para tornar redes e escolas mais preparadas para lidar com a crise climática, partindo do diagnóstico de que enchentes, secas, deslizamentos e ondas de calor já interrompem aulas, danificam estruturas escolares e agravam desigualdades educacionais.
