Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e Instituto DACOR dão formação sobre educação antirracista a 27 secretarias municipais de educação

Parceria visa contribuir com a implementação de políticas voltadas para educação das relações etnico-raciais gratuitamente, por meio do apoio da B3 Social à Cátedra do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP

Sensibilizar agentes políticos sobre a importância de políticas públicas para tratar da educação antirracista e de equidade racial e oferecer recomendações para a implementação de medidas concretas nas redes de ensino. Esse é o propósito do ciclo de formação “Educação antirracista no chão da escola: o papel das Secretarias Municipais de Educação”, lançado pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto e o Instituto DACOR. 

O projeto oferece formação gratuita para secretários de educação e equipes de 27 municípios que já realizam outros trabalhos em parceria com a Cátedra. São cinco encontros online, com o foco na implementação de políticas voltadas para a Educação das Relações Étnico-Raciais, além de estudo assíncrono de material complementar entre maio e junho, com as seguintes temáticas:

  • O racismo na formação da sociedade Brasileira;
  • Compreendendo o racismo e o seu enfrentamento no Estado e na sociedade brasileira: a Lei 10.639/03 e a 11.645/08;
  • Redes de Ensino e o combate ao racismo;
  • Implementação de políticas públicas (planos) de educação antirracista nos municípios;
  • Políticas públicas e iniciativas bem-sucedidas de educação antirracista e equidade racial.

Faz parte desses encontros apresentar e problematizar casos de sucesso de políticas públicas para equidade racial na educação e orientar como implementar projetos com essas temáticas nos municípios. A atividade final do ciclo é um “Plano de Ação Municipal para uma Educação Antirracista”, a ser avaliada pelo DACOR.

“Estudos recentes têm mostrado que, mesmo depois de 20 anos da implementação da Lei 10639/03, a Educação para as Relações Étnico Raciais (ERER) ainda não é devidamente implementada por mais de 70% das Secretarias Municipais de Educação em todo o Brasil. Se a educação brasileira tem como objetivo mais inclusão, qualidade e equidade, faz-se urgente que a lei seja cumprida. Neste sentido, a formação oferecida em parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e com municípios paulistas e alagoanos visa conscientizar secretários de educação para a importância de políticas públicas para tratar de educação antirracista e apoiá-los para que ERER seja devidamente implementada nas redes municipais de ensino, diz Vidal Dias da Mota Junior, diretor do Instituto DACOR. 

“Em parceria com o Instituto DACOR, conseguimos desenhar uma formação bastante focada na realidade das lideranças de redes municipais, voltada para esta temática tão fundamental da educação antirracista. Este já era um desejo de longa data de nossa equipe, e é um marco conseguir viabilizar a primeira turma em um projeto pioneiro como esse”, afirmou Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra.