Retrospectiva DACOR 2023

O ano de 2023 foi um ano intenso e de muito crescimento no DACOR. Hoje, celebramos e agradecemos nossos principais parceiros e nossa equipe por todas as conquistas e luta antirracista. Confira alguns destaques:

 

  • Marcamos presença em 17 eventos para discutir Educação, Dados e, claro, o combate ao Racismo. Em seis deles, ocupamos o palco dividindo com platéias dos mais diferentes tamanhos os nossos valores e compartilhamos o trabalho do DACOR com públicos diversos.

ASSESSORIA

  • Com nosso trabalho de assessoria, apoiamos organizações, estados e municípios com nossas formações para as relações étnico-raciais. Estivemos em Mogi das Cruzes (SP) com uma formação aos educadores e e construímos com as redes de ensino do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso as suas ações e políticas de equidade racial.
  • Dentro das organizações, dialogamos com as equipes do Instituto Gesto, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Instituto Ayrton Senna e Associação Bem Comum. Foram momentos de muita troca e aprendizado mútuo!
  • Também nos debruçamos sobre materiais de instituições parceiras, realizando curadoria e leitura crítica. Um desses trabalhos ganhou vida no projeto “Escola de Respeito: juntos por uma educação antirracista”, da Nova Escola.
  • Atuamos de mãos dadas com organizações que colocaram intencionalidade no combate ao racismo. Junto com o Instituto Gesto e Vetor Brasil, criamos o DERA – Diagnóstico de Equidade Racial e Antirracismo -, instrumento que permite diagnosticar o nível de atuação para a promoção da diversidade em diferentes organizações.
  • Com a Fundação Lemann, trabalhamos nos desenvolvimento de um conjunto de indicadores para acompanhar e avaliar ações antirracistas e de equidade racial em redes de ensino. O projeto também conta com um guia e uma sistemática de acompanhamento para abordagem, coleta, tratamento e tomadas de decisão das redes.

DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO

  • Em 2023, atuamos ativamente na disseminação de conhecimento. Nas nossas redes sociais, atuamos de forma constante. Com publicação mensal sempre na última quinta-feira do mês, o nosso podcast “A voz DACOR” chegou a mais de 350 ouvintes. Nos Cursos de Bolso, iniciativa 100% gratuita realizada pelo DACOR, foram mais de 600 inscritos e 400 pessoas que assistiram aos cursos posteriormente.

Trabalhamos muito para colocar em prática nossa missão de combater o racismo por meio de dados. Mas, nada disso seria possível se não caminhássemos ao lado de pessoas e instituições que acreditam no mesmo propósito que a gente. Nosso muito obrigado a nossos parceiros, Imaginable Futures, Nova Escola, Instituto Gesto, Fundação Lemann, Secretaria da Educação de Mato Grosso, Secretaria da Educação do Rio Grane do Sul, Associação Bem Comum, Instituto de Estudos Avançados da USP – Polo Ribeirão Preto, Escolas Criativas, Instituto Gesto e Iungo.